terça-feira, 20 de novembro de 2012

Tabule com coalhada

Hoje tivemos mais uma reunião familiar na casa de mamãe. E para variar nos sentamos à mesa repleta de gostosuras. no cardápio: tabule com coalhada e bolo de canela com goiabada. TUDO DE BOM.

O cozinheiro foi o primo querido Márcio, a quem carinhosamente chamamos de B.A. E com a permissão dele coloco aqui as receitas do dia.

TABULE

Ingredientes

  • 5 tomates picados bem pequenos e sem sementes
  • 2 pepinos picados bem pequenos e sem sementes
  • 1/2 pacote de trigo para quibe
  • 1 maço de salsinha
  • 1 maço de cebolinha
  • sal, limão, pimenta do reino e noz moscada a gosto
Preparo
Coloque o trigo de molho na água (até cobrir) por 2 horas. Tire o excesso de água restante. Pique todos os ingredientes bem pequenos (se tiver processador, use, é muito útil para essa receita), misture ao trigo já enxuto e tempere com sal, limão, pimenta do reino e noz moscada a gosto.

Veja como ficou lindo no prato.

Para a coalhada:
  • 1 litro de leite integral
  • 1 pote de iogurte natural integral
Ferva o leite e, após levantar fervura, desligue. Espere ficar em temperatura de cerca de 40ºC (meu primo querido, que fez essa receita, não tem termômetro e como bom cozinheiro colocou o dedo e contou até 10, se aguentar sem queimar é porque já está bom) acrescente o iogurte e misture tudo obedecendo a mesma rotação (se começou a mexer para a direita, permaneça até o fim) até dissolver tudo. Coloque em um pote com tampa e embrulhe-o em um pano, guarde em lugar sem ventilação por aproximadamente 6 horas. Depois, leve à geladeira até o outro dia.
Com um filtro de papel (aqueles que usamos para coar café) coloque a quantidade desejada para a coalhada e deixe escorrer bem. Depois de bem escorrido, tempere com sal e cheiro verde.

Aqui na foto colocamos com pão de forma normal, mas o ideal é servir com alface fresquinha, fica uma delícia...

Experimentem.
No próximo post colocarei a receita do bolo. Outra delícia para um café da tarde caprichado.

Um grande beijo.
Crisley


Nenhum comentário:

Postar um comentário